História da Empresa


A “Ferreira & Duarte, Lda” tem a sua origem na ex-empresa “Maurício Alves Ferreira” criada em 1970 por um único fundador que deu o nome à sociedade, absoluto desconhecedor do ramo de actividade em que a empresa ia operar - reparação mecânica de motociclos, velocípedes e máquinas agrícolas - e cujo objectivo era investir no futuro de dois filhos rapazes, ainda menores, que trabalhavam no ramo desde crianças mas dos quais, os patrões que os empregavam, referiam a excelência do desempenho.


Não tendo recorrido ao crédito, o capital inicial era diminuto, 1500 escudos (7,5€), e a empresa nasceu em instalações exíguas, cerca de 50 m2, arrendadas, localizadas em Monte Calvo, Burgo, Arouca. Aí iniciam funções os dois filhos com 15 e 17 anos de idade, competindo-lhes na íntegra a totalidade da gestão e laboração da empresa. Apostam no sucesso, adoptam como premissas a qualidade, o cumprimento de prazos e preços adequados.
Durante os dois anos subsequentes conquistam clientes e credibilidade, iniciam-se na venda de ciclomotores, motos-serras e velocípedes.


As formalidades normais decorrentes do aumento de actividade criam a necessidade de alguém presente no dia a dia da empresa com competências para resolver actos legais, pelo que se procede à alteração da denominação da empresa em 1972 registando-a com o nome do filho mais velho, já então maior, “Manuel Andrade Ferreira”


A “Manuel Andrade Ferreira” torna-se uma alternativa respeitada no mercado local e a procura crescente implica aumento de instalações e de potencial humano, capazes de continuar a responder com a qualidade de sempre e, em tempo, às crescentes exigências dos clientes. Um ex-colega de oficina aceita integrar a empresa na qualidade de sócio.

Em 14 Novembro de 1978, os dois filhos do fundador e o novo sócio dão início à sociedade “Ferreira e Duarte, Lda” em novas instalações, provisórias, mais espaçosas e com possibilidade de ampliação futura. 
Atentos ao mercado, pautam a sua actividade no respeito pelo cliente, espírito de grupo, coesão, disponibilizando e garantindo serviços de qualidade, cumprindo os prazos contratualizados e com preços adequados.


Nos anos 80 o franco desenvolvimento económico que se verificou no país, recém-entrado na CEE, aumenta o poder de compra das famílias, o consumo aumenta e o meio de transporte de 2 rodas prolifera, tornando-se o centro de negócios da empresa.

A empresa cresce de forma sustentada, amplia instalações, admite novos trabalhadores, abre uma loja no centro da vila no inicio da década de 90 e diversifica a actividade através da comercialização de ciclomotores, velocípedes, máquinas agrícolas, peças e acessórios afins.
O aumento do poder de compra mantém-se nos anos 90 e o automóvel torna-se o meio de transporte preferencialmente utilizado.

A empresa actualiza-se, entra neste mercado. Compra instalações próprias, sitas em Romariz, Burgo, Arouca, (onde ainda hoje labora), adapta-as, moderniza-se e prepara-se para o desafio futuro.

A marca alemã de mérito internacionalmente reconhecido Sthil e Viking oferece-lhes representação no inicio dos anos 2000, com exclusividade para o Concelho de Arouca que continuam a deter.

Numa conjuntura global de grande dificuldade, a” Ferreira & Duarte Lda” continua a investir no seu negócio, a crescer em número de clientes e por isso a ganhar o seu futuro.
Pretende fazê-lo numa empresa em que as pessoas gostem do que fazem e acreditem nas suas metas.
Actualmente é constituída por 13 colaboradores.

A história passada e futura da empresa poderá estar traduzida na frase de um dos sócios:

“O nosso caminho foi construído por nós, foi este caminho que nos trouxe até aqui e será este que nos levará a uma nova vaga de crescimento e criação de valor. Estamos condenados a crescer!”